Perspectiva Internacional [42 MICSP]
Dia 18 de outubro de 2018 é a data em que começa a 42ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (com encerramento no dia 31 do mesmo mês), dirigida por Renata de Almeida. Ela é composta de seis seções: Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. O Nosso Cinema está fazendo uma cobertura especial no evento (basta conferir em nossas redes sociais e as atualizações aqui no site).
A Perspectiva Internacional conta com filmes extremamente diversificados, geográfica – do Cazaquistão (“A doce indiferença do mundo”) à Argentina (“La solitud”) – e cinematograficamente – de diretores consagrados (”Infiltrado na Klan”, de Spike Lee) a iniciantes (“Noite silenciosa”, de Piotr Domalewski). Esta é a lista de filmes:
3 DIAS EM QUIBERON, de Emily Atef
303, de Hans Weingartner
A ÁRVORE DOS FRUTOS SELVAGENS, de Nuri Bilge
A CASA DIVIDIDA, de Eugene Kotlyarenko
A DOCE INDIFERENÇA DO MUNDO, de Adilkhan Yerzhanov
A FAVORITA, de Yorgos Lanthimos (vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Veneza)
A GUERRA DE ANNA, de Aleksey Fedorchenko
A MADELINE DE MADELINE, de Josephine Decker
A NÉVOA VERDE, de Guy Maddin
A PEÔNIA, de Joaquin Breton
A PRECE, de Cédric Kahn
A ROTA SELVAGEM, de Andrew Haigh
A ÚLTIMA CRIANÇA, de Dong-seok Shin
A VALSA DE WALDHEIM, de Ruth Beckermann (filme austríaco pré-indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor na categoria de Melhor Documentário no Festival de Berlim)
ALMOFADA DE ALFINETES, de Deborah Haywood)
AMANDA, de Mikhaël Hers
AMANTES NA FRONTEIRA, de Atsushi Funahashi
AMOR ATÉ ÀS CINZAS, de Jia Zhang-ke
ANGKAR, de Neary Adeline Hay
AO LESTE DA SUÉCIA, de Simo Halinen
AQUI, de Hadi Mohaghegh
AQUI E AGORA, de Jakob Lass
AS SOMBRAS DO DESERTO, de Jayakrishnan Subramanian
ASSIM COMO MEU FILHO, de Costanza Quatriglio
AVA, de Sadaf Foroughi
BAYONETA, de Kyzza Terrazas
BELMONTE, de Federico Veiroj
BLACK IS BELTZA, de Fermín Muguruza
CAFARNAUM, de Nadine Labaki (filme libanês pré-indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor em três categorias no Festival de Cannes – Júri, Júri Ecumênico e Cidadania)
CAMINHOS MAGNÉTYKOS, de Edgar Pêra
CAOS AMERICANO, de James D. Stern
COINCOIN E OS INUMANOS, de Bruno Dumont
CULPA, de Gustav Möller (filme dinamarquês pré-indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)
DE MÃOS DADAS, de Nikos Kornilios
DE PAI PARA FILHO, de Ya-chuan Hsiao
DE PARTIDA, de Ludwig Wüst
DEIXEM OS VELHOS MORREREM, de Juri Steinhart
DINAMARCA, de Kasper Rune Larsen
EL MOTOARREBATADOR, de Agustín Toscano
EM CHAMAS, de Chang-dong Lee (filme sul-coreano pré-indicado ao Oscar de Melhor FIlme Estrangeiro)
ERA UMA VEZ EM NOVEMBRO, de Andrzej Jakimowski
ESTRANHOS DA PACIÊNCIA, de Vladimir Alenikov
E NÃO ME IMPORTO SE ENTRARMOS PARA A HISTÓRIA COMO BÁRBAROS (coprodução entre Romênia, República Tcheca, França, Bulgária e Alemanha, falada em romeno, pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)
EU SOU TEMPESTA, de Daniele Luchetti
EXTINÇÃO, de Salomé Lamas
FAMÍLIA SUBMERSA, de Maria Alché
FIRECRACKERS, de Jasmin Mozaffari
FRIDAY’S CHILD, de A. J. Edwards
FUTEBOL INFINITO, de Corneliu Porumboiu
GENESIS 2.0, de Christian Frei e Maxxim Arbugaev
GRASS, de Hong Sangsoo
GUERRA FRIA, de Pawel Pawlikowski (coprodução entre Polônia, França e Reino Unido, majoritariamente falada em polonês, pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor na categoria de Melhor Direção no Festival de Cannes)
GUTLAND, de Govinda Van Maele (coprodução entre Luxemburgo, Bélgica e Alemanha, falada em luxemburguês e alemão e pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)
HOTEL IMPÉRIO, de Ivo Ferreira
HUMANO, ESPAÇO, TEMPO E HUMANO, de Kim Ki-duk
IMAGEM E PALAVRA, de Jean-Luc Godard (vencedor na categoria Palma Especial no Festival de Cannes)
INFILTRADO NA KLAN, de Spike Lee (vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes)
INIMIGOS ÍNTIMOS, de David Oelhoffen
ISTO É UM LAR: UMA HISTÓRIA DE REFUGIADOS, de Alexandra Shiva
JOVEM SOLIDÃO, de Claire Simon
JUMPMAN, de Ivan I. Tverdovsky
LA QUIETUD, de Pablo Trapero
LYUBOV – AMOR EM RUSSO, de Staffan Julén
MALILA: A FLOR DO ADEUS, de Anucha Boonyawatana (filme tailandês pré-indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)
MAYA, de Mia Hansen-Love
METADE DO CÉU, de Daniela Thomas e outros
MINHA VIDA NA ALEMANHA DE HITLER, de Jérôme Prieur
NA ESTRADA DA FELICIDADE, de Hsin-Yin Sung
NOITE SILENCIOSA, de Piotr Domalewski
NUESTRO TIEMPO, de Carlos Reygadas
O ALFABETO GREENAWAY, de Saskia Boddeke
O ANJO, de Luis Ortega
O ANJO DO NORTE, de Jean Michel Roux
O ANÚNCIO, de Mahmut Fazil Coskun
O BATERISTA E O GOLEIRO, de Nick Kelly
O HOMEM PYKANTE – DIÁLOGOS COM PIMENTA, de Edgar Pêra
O HOTEL ÀS MARGENS DO RIO, de Hong Sangsoo
O IMÓVEL, de Axel Petersen e Mans Mansson
O INGREDIENTE SECRETO, de Gjorce Stavreski (coprodução entre Macedônia e Grécia, falada em macedônio e pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)
O INTÉRPRETE, de Martin Sulík (coprodução entre Eslováquia, República Tcheca e Áustria, falada em alemão e eslovaco e pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)
O NOME DO MEU IRMÃO É ROBERT E ELE É UM IDIOTA, de Philip Gröning
O PREÇO DE TUDO, de Nathaniel Kahn
O QUE VOCÊ IRÁ FAZER QUANDO O MUNDO ESTIVER EM CHAMAS?, de Roberto Minervini
O QUINTO PONTO DA BÚSSOLA, de Martin Prinoth
O RIO, de Emir Baigazin
O ROSTO, de Malgorzata Szumowska (filme polonês vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim)
O SEGREDO DE NÁPOLES, de Ferzan Ozpetek
O SILÊNCIO DOS OUTROS, de Almudena Carracedo e Robert Bahar
O TERMÔMETRO DE GALILEU, de Teresa Villaverde
OPERAÇÃO OVERLORD, de Julius Avery
PEREGRINAÇÃO, de João Botelho
PODERIA ME PERDOAR?, de Marielle Heller
POR QUE SOMOS CRIATIVOS?, de Hermann Vaske
RAIVA, de Sérgio Trefaut
RETABLO, de Alvaro Delgado Aparicio
ROSAS SELVAGENS, de Anna Jadowska
SEGUIR EM FRENTE, de Joachim Lafosse
SOBRE PAIS E FILHOS, de Talal Derki
SUNSET TRUCK, de Abolfazl Saffary
TARDE PARA MORRER JOVEM, de Dominga Sotomayor
THE DEMINER, de Hogir Hirori
THE MAN WHO KILLED DON QUIXOTE, de Terry Gilliam
TORNANDO-SE ASTRID, de Pernille Fischer Christensen
TRAGAM A MACONHA, de Denny Brechner
TREM DAS VIDAS OU A VIAGEM DE ANGÉLIQUE, de Paul Vecchiali
TRINTA ALMAS, de Diana Toucedo
TÚMULOS SEM NOME (coprodução entre França e Camboja falada em francês e khmer e pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)
UM NOIR NOS BALCÃS, de Drazen Kuljanin
UMA MULHER EM GUERRA, de Benedikt Erlingsson (coprodução entre França, Islândia e Ucrânia, falada em islandês e pré-indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro)
UMA TERRA IMAGINADA, de Yeo Siew Hua (coprodução entre França, Holanda e Cingapura, falada em bengali, inglês e mandarim e vencedora do Leopardo de Ouro e do Prêmio Ecumênico do Festival de Locarno)
UMA VIAGEM INESPERADA, de Juan José Jusid
UTOYA – 22 DE JULHO, de Erik Poppe
VERÃO, de Kirill Serebrennikov
VERMELHO SOL, de Benjamín Naishtat
VIDA LIBRE, de Marc Recha
VIDA SELVAGEM, de Paul Dano
VIDAS DUPLAS, de Olivier Assayas
VOLCANO, de Roman Bondarchuk
Dessa longa lista (que é apenas da Perspectiva Internacional), destacam-se filmes já premiados e alguns com potencial de ganhar mais prêmios – a maioria deles sem estreia oficial no circuito brasileiro.
E alguns deles terão críticas e matérias especiais para o site. Basta aguardar para conferir!