MELHORES DO ANO – 2019
2019 foi um ano maravilhoso para os cinéfilos, diante de filmes espetaculares que certamente entrarão para a História.
Como final de ano é sinônimo de retrospectiva, o Nosso Cinema resolveu eleger os MELHORES DO ANO DE 2019, em várias categorias e subcategorias: categorias gerais (filme, série, filme nacional, fora do circuito, direção e roteiro), categorias de atuação (masculina em papel principal, feminina em papel principal, masculina em papel secundário e feminina em papel secundário) e categorias técnicas (montagem, fotografia, efeitos visuais, design de produção, design de som e trilha musical). Algumas obras inestimáveis infelizmente ficaram de fora, mas isso faz parte de qualquer votação.
Falando em votação, uma novidade: além do Diogo e do Ygor, que já fazem parte da equipe do NC, tivemos a honra de contar com a participação de colegas e amigos da área, que nos ajudaram nas árduas escolhas. Agradecemos imensamente a colaboração. Abaixo, seus nomes e respectivos veículos (clique caso queira acessar suas redes sociais):
– Alexandre Baptista, do Ultimato do Bacon & Sobrecapa
– Fábio Cosmos, do Cinem(ação)
– Rodrigo Chinchio, da Woo Magazine
– Thiago Cardoso, do Plano Extra
– Victor Martins, do Assim Falou Victor
– William Sousa, do Cinema com Rapadura
Para a votação, apenas filmes que estrearam no circuito comercial brasileiro em 2019 (nos cinemas e/ou em streaming) puderam ser votados, salvo na categoria específica relativa aos que foram exibidos fora do circuito (explicamos melhor abaixo). Ou seja, o critério do ano (2019) não necessariamente coincide com o adotado nos EUA (pois lá o calendário de estreias é outro).
Adotamos um sistema de votação semelhante ao de outras premiações, com voto secreto e atribuição de peso diferente entre os escolhidos: para a categoria de melhor filme, por exemplo, cada votante escolheu cinco títulos, porém com ordem de preferência, com atribuição de pesos a cada um deles. Ou seja, o primeiro título ficou com peso cinco, o segundo, quatro, e assim por diante. Para o cômputo final, os pesos serviram como notas, de modo que os de maior nota (no somatório de todos os votos) foram os escolhidos, a depender do número de eleitos de cada categoria. Para as categorias técnicas, entretanto, os votos tiveram igual peso. Em todos os casos, os votos da equipe NC valeram como “voto de minerva”.
Para acessar as nossas críticas (se houver), basta clicar no título da obra para redirecionamento.
CATEGORIAS GERAIS
(melhor filme, melhor série, melhor filme nacional, melhor filme exibido fora do circuito comercial, melhor direção, melhor roteiro)
1) MELHOR FILME
(elegíveis todos os longas, de produção brasileira ou estrangeira, exibidos em 2019 nos cinemas nacionais, desde que dentro do circuito comercial, para exibição perante o público em geral)
3º lugar: “O irlandês”
5º lugar: “Guerra Fria”
2) MELHOR SÉRIE
(elegíveis aquelas disponibilizadas no Brasil em 2019, ainda que produzidas anteriormente e/ou exibidas em outros países anteriormente)
1º lugar: “Dark” (Netflix)
2º lugar: “Olhos que condenam” (Netflix)
4º lugar: “Sex education” (Netflix)
3) MELHOR FILME NACIONAL
(elegíveis apenas os longas de produção nacional exibidos nos cinemas brasileiros, no circuito comercial, para exibição perante o público em geral, em 2019)
1º lugar: “A vida invisível”
3º lugar: “Divino amor”
4) MELHOR FILME EXIBIDO FORA DO CIRCUITO COMERCIAL
(elegíveis todos os longas exibidos em sessões públicas em 2019, ainda que restritas a um período e/ou cidade, como festivais e mostras de cinema, e ainda que produzidos e/ou exibidos anteriormente)
1º lugar: “História de um casamento”
2º lugar: “Jojo Rabbit”
5) MELHOR DIREÇÃO
(elegibilidade idêntica à de melhor filme, porém com somente três eleitos)
1º lugar: Bong Joon Ho, de “Parasita”
2º lugar: Martin Scorsese, de “O irlandês”
3º lugar: Rian Johnson, de “Entre facas e segredos”
6) MELHOR ROTEIRO
(elegibilidade idêntica à de melhor filme, porém com somente três eleitos)
1º lugar: Bong Joon Ho e Jin Won Han, de “Parasita”
2º lugar: Rian Johnson, de “Entre facas e segredos”
3º lugar: Steven Zaillian, de “O irlandês”
CATEGORIAS DE ATUAÇÃO
(melhor atuação masculina em papel principal, melhor atuação feminina em papel principal, melhor atuação masculina em papel secundário, melhor atuação feminina em papel secundário – elegibilidade idêntica à de melhor filme, porém com somente três eleitos em cada categoria)
1) MELHOR ATUAÇÃO MASCULINA EM PAPEL PRINCIPAL
1º lugar: Joaquin Phoenix, em “Coringa”
2º lugar: Adam Driver, em “História de um casamento”
3º lugar: Robert De Niro, em “O irlandês”
2) MELHOR ATUAÇÃO FEMININA EM PAPEL PRINCIPAL
1º lugar: Scarlett Johansson, em “História de um casamento”
2º lugar: Lupita Nyong’o, em “Nós”
3º lugar: Florence Pugh, em “Midsommar – o mal não espera a noite”
3) MELHOR ATUAÇÃO MASCULINA EM PAPEL SECUNDÁRIO
1º lugar: Brad Pitt, em “Era uma vez em… Hollywood”
2º lugar: Al Pacino, em “O irlandês”
3º lugar: Joe Pesci, em “O irlandês”
4) MELHOR ATUAÇÃO FEMININA EM PAPEL SECUNDÁRIO
1º lugar: Laura Dern, em “História de um casamento”
2º lugar: Park Yeon-kyo, em “Parasita”
3º lugar: Tilda Swinton, em “Suspíria – a dança do medo”
CATEGORIAS TÉCNICAS
(melhor montagem, melhor fotografia, melhores efeitos visuais, melhor design de produção, melhor design de som e melhor trilha musical – elegibilidade idêntica à de melhor filme, porém com somente um eleito em cada categoria)
1) MELHOR MONTAGEM
Vencedor: “O irlandês”
2) MELHOR FOTOGRAFIA
Vencedor: “Era uma vez em Hollywood”
3) MELHORES EFEITOS VISUAIS
Vencedor: “Star Wars: a ascensão Skywalker”
4) MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Vencedor: “A favorita”
5) MELHOR DESIGN DE SOM
Vencedor: “Ford vs. Ferrari”
6) MELHOR TRILHA MUSICAL
CATEGORIA BÔNUS: cena mais memorável
Dentre todas as obras elegíveis, abrimos um espaço para que cada votante escolha a que considera a cena mais memorável de 2019. São elas (sem ordem hierárquica nem identificação do votante):
– O terceiro ato de “Homem-Aranha no aranhaverso“
– A discussão entre Charlie e Nicole em “História de um casamento“
– A cena no restaurante, em que Guida, ao ver seu pai, sai do local antes que ele a veja, em “A vida invisível“
– A dança de “Suspíria – a dança do medo“, em que a bailarina é torturada, sofrendo angustiantes deformações físicas
– A cena, em “O irlandês“, na qual o protagonista liga para a esposa de Jimmy Hoffa após seu “desaparecimento”
– A cena da enchente em “Parasita“
– O sorriso de Zain em “Cafarnaum“
– A dança final, em montagem paralela, do casal de “Let’s dance“
Agradecemos mais uma vez a participação dos colegas e esperamos que os leitores do NC tenham gostado do trabalho que fizemos durante esse ano. Sem vocês, não haveria Nosso Cinema. Que 2020 seja ainda melhor!