Seleção de panorama alemão tem curadoria de diretora da Berlinale [43 MICSP]
Dez filmes icônicos produzidos nos últimos 16 anos foram selecionados por Mariette Rissenbeek
A holandesa Mariette Rissenbeek, atual diretora-executiva do Festival de Berlim, recebeu da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo uma carta branca para montar uma curadoria de títulos que marcaram os 16 anos em que ela esteve à frente da German Films, empresa que promove e distribui internacionalmente filmes alemães.
Foram dez longas escolhidos por Rissenbeek para integrar a programação da Mostra, que serão exibidos dentro do programa Cinema Alemão: Por Mariette Rissenbeek.
“Alguns dos filmes que me impressionaram ao longo de 16 anos ainda me impressionam hoje, devido às vozes muito particulares dos cineastas. Descobrir novas vozes é uma grande inspiração, e aprecio particularmente os primeiros e segundos filmes de cineastas que focam em uma experiência pessoal dentro de um contexto social ou histórico maior”, afirma Mariette.
Integram o programa As Mulheres da Rosenstrasse (2003), de Margarethe Von Trotta, Contra a Parede(2004), de Fatih Akin, Verão em Berlim(2005), de Andreas Dresen, O Estranho em Mim(2008), de Emily Atef, À Espera de Turistas(2007), de Robert Thalheim, Hanami – Cerejeiras em Flor(2008), de Doris Dörrie, Todos os Outros(2009), de Maren Ade, Oh Boy(2012), de Jan-ole Gerster, Phoenix(2014), de Christian Petzold, e Nada de Mau Pode Acontecer(2013), de Katrin Gebbe.