Nosso Cinema

A melhor fonte de críticas de cinema

48ª MICSP: FOCO ÍNDIA

A 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo fez uma seleção especial de cerca de 30 longas indianos contemporâneos e clássicos para apresentar ao público brasileiro o Foco Índia, que inclui também a retrospectiva ao cineasta Satyajit Ray. A programação oferece uma visão abrangente da cinematografia do país, líder mundial na produção de filmes.

A Índia e seu cinema são muitos.

Para além de Bollywood, termo que designa os filmes de estúdios produzidos em Bombaim, outras regiões do país, étnica e linguisticamente distintas, preferem filmar histórias locais e narrativas menos codificadas.

Compõem o Foco Índia um dos filmes mais comentados do ano, “Tudo que Imaginamos como Luz“, segundo longa da diretora Payal Kapadia, que recebeu o grande prêmio do júri no Festival de Cannes; “Vivendo de Mentiras“, de Ishan Shukla, premiado no Festival de Roterdã; “Segunda Chance“, de Subhadra Mahajan, exibido na competição do Festival de Karlovy Vary; o documentário “Marchando na Escuridão“, de Kinshuk Surjan, premiado no CPH:DOX; “Roubado“, do estreante Karan Tejpal, exibido no Festival de Veneza; e “Noturnos“, de Anupama Srinivasan, premiado no Festival de Sundance.

A pluralidade do cinema indiano exibido pela MICSP se traduz também pelos enredos que guiam as produções.

Temas como tensões sociais, étnicas, religiosas e tribais, onipresentes na rica história do cinema indiano permanecem no foco da jovem geração de cineastas, a exposição das múltiplas formas de degradação dos corpos femininos e dos lugares e comportamentos determinados às mulheres também guiam produções do país que serão exibidas no evento. Além deles, terão sessões filmes que falam sobre a iminência da catástrofe ambiental, como “A Fábula“, de Raam Reddy, e “Na Barriga de um Tigre“, de Siddhartha Jatla. Como parte da programação dedicada ao cinema indiano, a Mostra também traz ao Brasil uma delegação da Índia formada por cineastas, produtores e atores contemporâneos e promove a masterclass “A evolução do cinema e as mudanças sociais e culturais da Índia”, com os jornalistas Florência Costa e Shobhan Saxena. A aula é gratuita e vai acontecer em 22 de outubro na Cinemateca Brasileira com interpretação em Libras.

Para mais informações sobre a 48ª MICSP, acesso o site oficial clicando aqui. Acompanhe a nossa cobertura diária, com críticas dos filmes e matérias sobre o evento.